MÚSICA

Noite especial: OSFAB realiza concerto em homenagem ao Dia do Especialista

Evento também rememorou trajetória de Bartolomeu de Gusmão
Publicada em: 27/03/2024 18:16
| Atualizada em: 27/03/2024 18:16
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), mais uma vez, surpreendeu o público em uma noite de espetáculo. Nessa terça-feira (26/03), no Teatro Poupex, em Brasília (DF), mais de 600 pessoas, entre elas autoridades civis e militares, presenciaram um concerto dedicado ao Dia do Especialista de Aeronáutica.

No ano em que se completam 300 anos do falecimento do Pai da Aeroestação, Bartolomeu de Gusmão, o espetáculo apresentou em cada cena musical a história desse gênio brasileiro, desde a infância até o voo do primeiro balão. Assim, para contextualizar sua história em paralelo com a trajetória do Especialista de Aeronáutica, foram utilizadas músicas instrumentais do período barroco e do romantismo, além de vocais brasileiros e estrangeiros, aquecendo o público numa imersão completa das vivências e sensações do personagem.

No repertório, clássicos como Serenata para Cordas, de Tchaikovski, tornaram ainda mais vibrante a noite embalada por melodias e com um toque teatral. A música Aleluya, de Handel, cantada pelo Coro Memorial, emocionou a todos. “Eu achei muito interessante! Fiquei bem impressionado com a história de Bartolomeu de Gusmão e parecia um filme, por causa da trilha sonora!”, disse Magdiel Junior, de 11 anos.

Maestro da OSFAB, o Tenente Músico Paulo Rezende expressou sua satisfação e alegria em poder apresentar o concerto dedicado ao Quadro de Especialistas, do qual ele também é integrante.  “Por meio do nosso som, das nossas emoções, levamos o público a uma jornada extraordinária, onde a disciplina, o amor e a coragem ganharam a vida de forma sublime. Acho que cada nota, cada acorde, cada pausa, cada movimento conduziu os corações e as mentes das pessoas que estavam ali a um lugar de reflexão e de admiração. Foi muito especial”, descreveu.

Reconhecimento

Ainda no evento, foi feita uma homenagem ao Ministro da Defesa José Mucio Monteiro Filho, que também é músico e compositor. O simbólico reconhecimento foi marcado pela interpretação da música Revés, do álbum “Pra quem eu gosto”, de autoria do próprio Ministro.

“Eu não poderia encerrar a minha carreira se eu não tivesse passado pelo que eu estou passando aqui, pois a importância de vocês no Brasil não é só voar, é saber voar, é saber onde quer chegar, é saber com quem voar também. E eu tenho sido feliz por voar com vocês em absoluto céu de Brigadeiro, porque tenho certeza que junto de mim eu só tenho especialistas”, expressou o Ministro.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, também enfatizou a importância dos Especialistas para a FAB e a qualidade profissional dos músicos da OSFAB. “Temos aqui aqueles de carreira, que fizeram parte da Escola de Especialistas, e outro grupo que são os do quadro de temporários, que são oriundos das escolas de música do Brasil, de outras sinfônicas, que juntos nos proporcionaram esse espetáculo nessa memorável noite”, destacou o Comandante.

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER

imagens/original/47051/1.jpg
imagens/original/47051/10.jpg
imagens/original/47051/11.jpg
imagens/original/47051/13.jpg
imagens/original/47051/14.jpg
imagens/original/47051/3.jpg
imagens/original/47051/4.jpg
imagens/original/47051/5.jpg
imagens/original/47051/7.jpg
imagens/original/47051/9.jpg